Quantidade de Páginas visitadas

PLANO DE AÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
          Este plano de ação tem como objetivo atender o disposto na Lei de Diretrizes e Base da Educação e nas Leis nº 10.639/03 e nº 11645/08 bem como a instrução nº 10 de 2010-SUED/SEED que trata das Equipes Multidisciplinares.

A diversidade cultural deve ser tratada em diferentes momentos da prática pedagógica, com abordagem direcionada a valorização da vida, das diferenças, dos valores e do respeito, pois torna-se preciso adoção de postura de enfrentamento aos preconceitos, que possam surgir nas relações entre os sujeitos. Além do trabalho desenvolvido nas disciplinas, atendendo o que estabelece as leis já citadas anteriormente, a Equipe Multidisciplinar tem como uma de suas atribuições promover diálogo com a comunidade escolar visando desenvolver ações para promoção da igualdade racial, considerando o contexto e a realidade.

Acreditamos que para vencer o preconceito e a discriminação, é necessário um trabalho contínuo e permanente, onde o conhecimento é a principal ferramenta de transformação. Toda mudança é um processo que requer novas atitudes, novas condutas que contribuam com a transformação do local onde se vive.




Assim sendo organizamos um cronograma de ações a serem desenvolvidas durante o período letivo.Planejar e executar coletivamente ações para o enfrentamento do preconceito racial e a intolerância no ambiente escolar, despertando novas atitudes que priorizem o sentimento de igualdade e respeito.






CONHEÇA INTEGRALMENTE O PLANO DE AÇÃO CLICANDO NO LINK DO TÍTULO.




























TRABALHO DO PDE PROFESSOR JAISON KURYLO
        Na quarta-feira, 12 de abril de 2017, os alunos do 6º Ano “A” do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho – EFM, de Laranjeiras do Sul e os Professores que participam do Curso de Extensão referente a Implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola do Professor PDE Jaison Kurylo da disciplina de Matemática, com o título Metodologias Práticas para a Implementação das Culturas: Africana, Afro-brasileira e Indígena, no Ensino de Matemática, tiveram oportunidade de visitar o Quilombo Paiol de Telha, localizado na Colônia Socorro - Distrito de Entre Rios e o Museu da Imigração Alemã, ambos localizados em Guarapuava-PR. O museu guarda um acervo de mais de dez mil peças que pertenceram aos primeiros colonizadores daquela região. Além de recebermos uma aula de história sobre o povo Suábio, podemos apreciar conhecer um pouco dos costumes e hábitos destes imigrantes que muito fizeram e fazem por aquela região.

A visita fez parte do cronograma de atividades referentes à Implementação do referido projeto bem como, parte das atividades a serem desenvolvidas em 2017 pela Equipe Multidisciplinar.

Na ocasião alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer a cultura do povo africano. Após o café, os moradores desta comunidade que são remanescentes de escravos, partilharam sobre a origem do Quilombo, seus costumes, crenças e vivências. Logo após participaram de Oficinas de Percussão, Dança e de Ritmos Africanos. Na oportunidade professores e alunos tiveram oportunidade de aprender a fazer tranças e turbantes que são típicos do vestuário Africano e Afro-Brasileiro. Ao final das oficinas todos apresentaram o que aprenderam nas oficinas.

Esta visita só foi possível por esforços, especialmente do Diretor Antonio Celso da Costa, que paralelamente ao Projeto de Intervenção criou o Projeto “Adote Um Aluno”, que teve por objetivo sensibilizar a comunidade laranjeirense sobre a importância do referido projeto. Este buscou apoio financeiro junto ao comércio local para que cada aluno pudesse participar da viagem, com transporte e alimentação. Graças ao apoio de vários empresários, políticos e pessoas físicas, conseguimos o patrocínio para todos os alunos desta turma, demonstrando que quando os esforços se direcionam para um mesmo objetivo tudo é possível.

Neste mesmo dia, aproveitamos para visitar na Colônia de Entre Rios o Museu da Imigração Alemã. O museu guarda um acervo de mais de dez mil peças que pertenceram aos primeiros colonizadores daquela região. Além de conhecimentos sobre o povo Suábio (povos oriundos da Suábia, região do estado alemão da Baviera), podemos apreciar conhecer um pouco dos costumes e hábitos destes imigrantes que muito fizeram e fazem por aquela região.

Nossa gratidão às empresas, professores e colaboradores que participaram do Projeto “Adote Um Aluno”, sem os quais não seria possível a realização do mesmo.

Algumas imagens:









HORÁRIO NOVO - NOITE - A PARTIR DE 27/03/2017
HORÁRIO NOITE - CLIQUE AQUI



REUNIÃO COM OS PAIS
No dia 22 de Fevereiro de 2017, nas dependências do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, realizou-se a reunião com os pais dos alunos, onde também estiveram presentes a direção, equipe pedagógica e professores, tendo como pauta os direitos e deveres dos alunos, dos pais, dos professores e da comunidade escolar em geral. Ainda foi tratado sobre o uso do uniforme e também a respeito da importância do zelo do ambiente escolar, dos livros didáticos, dos equipamentos, do mobiliário, enfim, de todos os recursos que a escola disponibiliza aos seus educandos. Outro ponto discutido, esse considerado um dos mais relevantes, sobre o acompanhamento pelos pais da vida escolar de seus filhos e de como a educação pode mudar a realidade, fazendo com que os jovens possam sonhar e buscar um futuro melhor.









HORÁRIO NOVO A PARTIR DE 02/03/2017
Horário da Manhã - Clique aqui

Horário da Tarde - Clique aqui

Horário da Noite - Clique Aqui



HORÁRIO NOVO A PARTIR DE 20/02/2017
HORÁRIO MANHÃ - CLIQUE AQUI

HORÁRIO TARDE - CLIQUE AQUI

HORÁRIO NOITE - CLIQUE AQUI



HORÁRIO NOVO A PARTIR DE 17/10/2016
HORÁRIO MANHÃ - CLIQUE AQUI

HORÁRIO TARDE - CLIQUE AQUI

HORÁRIO NOITE - CLIQUE AQUI



ARBORIZAÇÃO
Na data de 22 de setembro de 2016, o Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho aproveitou a ocasião para comemorar o dia da árvore e o inicio da primavera fazendo a arborização do pátio com o plantio de árvores. Para isso contou com a participação da direção, professores, funcionários e alunos.



"Aprendi com a primavera a me deixar cortar e voltar sempre inteira."

Cecília Meireles.


















HORÁRIO NOVO A PARTIR DE 08/08/2016
HORÁRIO MANHÃ - CLIQUE AQUI

HORÁRIO TARDE - CLIQUE AQUI

HORÁRIO NOITE - CLIQUE AQUI



PARA MOTIVAR OS PROFESSORES.

HORÁRIO NOVO A PARTIR DE 27/06/2016
MANHÃ - CLIQUE AQUI

TARDE -  CLIQUE AQUI

NOITE - CLIQUE AQUI

HORÁRIO NOVO A PARTIR DE 09/05/2016
HORÁRIO MANHÃ - CLIQUE AQUI



HORÁRIO TARDE - CLIQUE AQUI




HORÁRIO NOITE - CLIQUE AQUI
HORÁRIO NOVO A PARTIR DE 18/04/2016
Horário Manhã - Clique aqui

Horário Tarde - Clique Aqui

Horário Noite - Clique aqui
Horário novo a patir de 11/04/2016
Horário manhã - Clique aqui

Horário Tarde - Clique aqui

Horário noite - Clique aqui
FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!

          


Horário Novo a partir de 28/03/2016
CLIQUE AQUI - HORÁRIO MANHÃ

CLIQUE AQUI - HORÁRIO TARDE

CLIQUE AQUI - HORÁRIO NOITE










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito