Quantidade de Páginas visitadas

PLANO DE AÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
          Este plano de ação tem como objetivo atender o disposto na Lei de Diretrizes e Base da Educação e nas Leis nº 10.639/03 e nº 11645/08 bem como a instrução nº 10 de 2010-SUED/SEED que trata das Equipes Multidisciplinares.

A diversidade cultural deve ser tratada em diferentes momentos da prática pedagógica, com abordagem direcionada a valorização da vida, das diferenças, dos valores e do respeito, pois torna-se preciso adoção de postura de enfrentamento aos preconceitos, que possam surgir nas relações entre os sujeitos. Além do trabalho desenvolvido nas disciplinas, atendendo o que estabelece as leis já citadas anteriormente, a Equipe Multidisciplinar tem como uma de suas atribuições promover diálogo com a comunidade escolar visando desenvolver ações para promoção da igualdade racial, considerando o contexto e a realidade.

Acreditamos que para vencer o preconceito e a discriminação, é necessário um trabalho contínuo e permanente, onde o conhecimento é a principal ferramenta de transformação. Toda mudança é um processo que requer novas atitudes, novas condutas que contribuam com a transformação do local onde se vive.




Assim sendo organizamos um cronograma de ações a serem desenvolvidas durante o período letivo.Planejar e executar coletivamente ações para o enfrentamento do preconceito racial e a intolerância no ambiente escolar, despertando novas atitudes que priorizem o sentimento de igualdade e respeito.






CONHEÇA INTEGRALMENTE O PLANO DE AÇÃO CLICANDO NO LINK DO TÍTULO.




























TRABALHO DO PDE PROFESSOR JAISON KURYLO
        Na quarta-feira, 12 de abril de 2017, os alunos do 6º Ano “A” do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho – EFM, de Laranjeiras do Sul e os Professores que participam do Curso de Extensão referente a Implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola do Professor PDE Jaison Kurylo da disciplina de Matemática, com o título Metodologias Práticas para a Implementação das Culturas: Africana, Afro-brasileira e Indígena, no Ensino de Matemática, tiveram oportunidade de visitar o Quilombo Paiol de Telha, localizado na Colônia Socorro - Distrito de Entre Rios e o Museu da Imigração Alemã, ambos localizados em Guarapuava-PR. O museu guarda um acervo de mais de dez mil peças que pertenceram aos primeiros colonizadores daquela região. Além de recebermos uma aula de história sobre o povo Suábio, podemos apreciar conhecer um pouco dos costumes e hábitos destes imigrantes que muito fizeram e fazem por aquela região.

A visita fez parte do cronograma de atividades referentes à Implementação do referido projeto bem como, parte das atividades a serem desenvolvidas em 2017 pela Equipe Multidisciplinar.

Na ocasião alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer a cultura do povo africano. Após o café, os moradores desta comunidade que são remanescentes de escravos, partilharam sobre a origem do Quilombo, seus costumes, crenças e vivências. Logo após participaram de Oficinas de Percussão, Dança e de Ritmos Africanos. Na oportunidade professores e alunos tiveram oportunidade de aprender a fazer tranças e turbantes que são típicos do vestuário Africano e Afro-Brasileiro. Ao final das oficinas todos apresentaram o que aprenderam nas oficinas.

Esta visita só foi possível por esforços, especialmente do Diretor Antonio Celso da Costa, que paralelamente ao Projeto de Intervenção criou o Projeto “Adote Um Aluno”, que teve por objetivo sensibilizar a comunidade laranjeirense sobre a importância do referido projeto. Este buscou apoio financeiro junto ao comércio local para que cada aluno pudesse participar da viagem, com transporte e alimentação. Graças ao apoio de vários empresários, políticos e pessoas físicas, conseguimos o patrocínio para todos os alunos desta turma, demonstrando que quando os esforços se direcionam para um mesmo objetivo tudo é possível.

Neste mesmo dia, aproveitamos para visitar na Colônia de Entre Rios o Museu da Imigração Alemã. O museu guarda um acervo de mais de dez mil peças que pertenceram aos primeiros colonizadores daquela região. Além de conhecimentos sobre o povo Suábio (povos oriundos da Suábia, região do estado alemão da Baviera), podemos apreciar conhecer um pouco dos costumes e hábitos destes imigrantes que muito fizeram e fazem por aquela região.

Nossa gratidão às empresas, professores e colaboradores que participaram do Projeto “Adote Um Aluno”, sem os quais não seria possível a realização do mesmo.

Algumas imagens:









REUNIÃO COM OS PAIS
No dia 22 de Fevereiro de 2017, nas dependências do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, realizou-se a reunião com os pais dos alunos, onde também estiveram presentes a direção, equipe pedagógica e professores, tendo como pauta os direitos e deveres dos alunos, dos pais, dos professores e da comunidade escolar em geral. Ainda foi tratado sobre o uso do uniforme e também a respeito da importância do zelo do ambiente escolar, dos livros didáticos, dos equipamentos, do mobiliário, enfim, de todos os recursos que a escola disponibiliza aos seus educandos. Outro ponto discutido, esse considerado um dos mais relevantes, sobre o acompanhamento pelos pais da vida escolar de seus filhos e de como a educação pode mudar a realidade, fazendo com que os jovens possam sonhar e buscar um futuro melhor.









ARBORIZAÇÃO
Na data de 22 de setembro de 2016, o Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho aproveitou a ocasião para comemorar o dia da árvore e o inicio da primavera fazendo a arborização do pátio com o plantio de árvores. Para isso contou com a participação da direção, professores, funcionários e alunos.



"Aprendi com a primavera a me deixar cortar e voltar sempre inteira."

Cecília Meireles.


















FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!

          


FOLHA DO ZÉ - EDIÇÃO DE DEZEMBRO




Vereadora Mirin do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho
Nesta última segunda-feira (16/11/2015) a aluna Maria Denise de Oliveira Drabecki tomou posse como Vereadora Mirin representando o Colégio José Marcondes Sobrinho.

A escolha da aluna se deu por votação do Grêmio Estudantil na escola e faz parte do Projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Vereadores de Laranjeiras do Sul.



Alunos visitam unidade nova
Alguns alunos do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho estiveram visitando a nova unidade que entrará em funcionamento a partir do ano letivo de 2016.

Os alunos estiveram acompanhados pelos professores.









Nova Unidade do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho
A nova unidade tem previsão de ser utilizada a partir do período letivo de 2016.

O Colégio José Marcondes Sobrinho oferece ensino regular (Ensino Fundamental - Anos finais - e Ensino Médio). Serão beneficiados alunos dos bairros próximos, como: Paz Nascente, João Fernandes, São Miguel, Laranjeiras I, Monte Castelo e CAIC.













Fonte: NRE Laranjeiras do Sul
PLANO DE AÇÃO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARCONDES SOBRINHO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR PLANO DE AÇÃO.
FELIZ PASCOA










TRABALHO REALIZADO PELO GRÊMIO ESTUDANTIL DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARCONDES SOBRINHO.

HORÁRIO PARA 16/03/2015
NOVO HORÁRIO - TURNOS TARDE E NOITE
HORÁRIO PARA 16/03/2015
NOVO HORÁRIO - TURNO DA MANHÃ










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito