Quantidade de Páginas visitadas

27/10/14 - Ensino em Foco
PRODUÇÃO DE POEMAS



No segundo trimestre foi realizado com os alunos do Primeiros Anos A e B, turno da manhã, na disciplina de Língua Portuguesa com a Professora Valéria Caimi Marquardt, produções de poemas, que foram escritos durante a aprendizagem dos conteúdos de paródia, paráfrase e intertextualidade. Os textos foram produzidos a partir da intertextualidade com a Canção do Exílio, escrita por Gonçalves Dias, em julho de 1843, em Coimbra, Portugal. A Canção do Exílio tem como tema a saudade da terra natal, Maranhão. Sendo que dois de seus versos foram incluídos no Hino Nacional Brasileiro.


"Nossos bosques têm mais vida, nossa vida maia amores"



Os poemas fazem uma releitura do país, da cidade e da comunidade em que vivem e expressam a visão dos adolescentes em relação à assuntos como: natureza, política e cidadania.


 



27/10/14 - Ensino em Foco
Produção de Poemas, Professora Valéria

20/10/14 - Ensino em Foco
Atividades com poesia, Professora Valéria

10/10/14 - Ensino em Foco
RELAÇÕES DA ESCRITA E DA FALA



A professora Valéria Caimi Marquardt (Língua Portuguesa) começou a desenvolver a implementação da proposta didática, prevista na sua Dissertação de Mestrado. A turma, na qual está sendo desenvolvida a proposta didática, é o 9º ano A. O trabalho volta-se para as relações da escrita e da fala. O objetivo é desenvolver nos alunos a percepção dessas relações, para isso busca-se fazer com os alunos atividades com poemas e músicas. Num primeiro momento, os alunos produziram poemas de assuntos variados, utilizando materiais de recorte. Os poemas estarão sendo publicados aqui no sítio do colégio no decorrer do terceiro trimestre.






02/10/14 - Novo Prédio do Colégio
EQUIPE DO COLÉGIO ACOMPANHA OBRAS


Na última semana de setembro, uma equipe composta por funcionários  do nosso colégio visitou as obras da construção do prédio próprio do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho. Rodinaldo da Costa Freire e Elizandro Gadomski destacaram que as obras estão avançadas, todos os blocos já estão cobertos e os pedreiros e serventes estão trabalhando no interior dos mesmos. "Já é possível ter uma boa noção de como ficarão as instalações do prédio", destacou Rodinaldo.







06/06/14 - Prédio Próprio do Colégio
PRÉDIO PRÓPRIO DO COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARCONDES SOBRINHO,

A REALIZAÇÃO DE UM SONHO!





Em nossa vida, constantemente estamos buscando a realização de sonhos, sejam eles pessoais, familiares ou comunitários. Por vezes, conseguimos alcançá-los com certa facilidade, já em outras situações a dificuldade é maior, em algumas a dificuldade é tão grande que chegamos ao ponto de quase desistir, quando não desistimos.


A construção do prédio próprio do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho também é um sonho de muitas pessoas, entre elas, alunos, famílias, professores e funcionários. E esse sonho pode ser classificado como um daqueles com auto grau de dificuldade para conseguir realizar. Quase desistimos, tamanhos empecilhos que apareceram no caminho, porém, continuamos a luta e, enfim, conseguimos.


Depois de muito esforço, envolvendo inúmeras pessoas, é iniciada a construção do nosso colégio. Não poderíamos nominar nesse pequeno texto tantos que contribuíram, de uma forma ou de outra, para que esse sonho se concretizasse. Mas, também não podemos deixar de citar a maior responsável, a protagonista desse projeto. Não fosse ela, não chegaríamos a lugar algum, não fosse ela não teríamos colégio nenhum. É por ela que nós, professores e funcionários, estamos nessa luta, pela comunidade escolar do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho. Queridas famílias, querida comunidade escolar, o mérito é todo vosso. Parabéns!













Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito