PROJETOS DA INSTITUIÇÃOTUTORIA PEDAGÓGICANa Educação em Tempo Integral, cada estudante tem um professor tutor, responsável por acompanhar e dialogar com seus estudantes tutorados sobre os diversos aspectos que condicionam a aprendizagem. A tutoria é um dos recursos inseridos no que tem como objetivo orientar o jovem estudante a projetar sua vida, sendo este protagonista de todo processo. Tem papel importante na sua formação e na efetivação do Projeto de Vida do estudante, pois orientará e acompanhará ao seu desenvolvimento acadêmico ao longo de todo o ano letivo. Essa ajuda envolve orientação no planejamento e na execução de tarefas, na escolha de estudos e profissões, segundo suas capacidades e interesses. TROCANDO AFETOSO intuito do projeto foi pensado em fortalecer o vínculo entre comunidade e a escola e fortalecer as tutorias. A ação “Trocando Afetos” surgiu em 2020, com a necessidade de efetivar a tutoria mesmo em plena pandemia da Covid-19, no momento que todas as atividades eram realizadas de forma remota. A ação ―Trocando afetos, possibilita que cada professor tutor envie uma carta motivacional para seu estudante tutorado, que por sua vez, tem o dever de devolver o afeto, escrevendo uma cartinha para seu tutor de estudos. A ação envolve toda a comunidade escolar e possibilita reforçar o vínculo afetivo mesmo em tempos de distanciamento social. É um momento bastante significativo para toda a equipe, pois o alcance e repercussão junto aos alunos, pais e comunidade externa é bastante positivo, e pode ser desenvolvida. LIGAÇÃO DO BEMEm paralelo ao projeto Trocando Afetos, o colégio engajou-se no projeto “Ligação do Bem” desenvolvida em diversas instituições de ensino do país. O ”LigAção do Bem” surgiu do anseio de professores de diferentes redes do Brasil em conectar professores e alunos no período de isolamento social. E assim, professores do nosso colégio se mobilizaram para realizar a ação “Ligação do Bem”, priorizando inicialmente, reestabelecer contato com os alunos que acabaram se desmotivando e deixando de realizar as atividades remotas. As duas ações se complementam no sentido de resgatar e combater a evasão escolar, mas de uma maneira que visualize todos como pessoas, com suas potencialidades, limites e desafios a serem superados. Uma ação de visita aos alunos que não estão frequentando a escola também é realizada, levando as cartas e o contato mais próximo das famílias na tentativa de resgatar esses alunos. Nossa meta é promover sempre desenvolvimento sustentável, buscando oferecer uma educação de qualidade, afinada com os anseios e demandas dessa comunidade escolar. PROJETO PRIMAVERAO projeto Primavera é mais uma ação que visa estimular a preservação do Meio Ambiente no colégio e seu entorno e na comunidade. A ação visa o embelezamento do espaço escolar e arredores, trabalho de jardinagem, botânica, meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão), visando a conscientização ambiental e formação do sujeito protagonista. Uma ação constantemente realizada no âmbito do Projeto Primavera é a distribuição de mudas frutíferas e ornamentais para a comunidade. O plantio de mudas é realizado pelos estudantes, professores e funcionários no pátio de colégio e arredores. A aquisição e distribuição das mudas é realizada graças a parcerias com entidades públicas, empresas e clubes de serviço de Laranjeiras do Sul que compactuam da mesma causa. SABÃO, sabonete E ÓLEOS ecológicos AROMÁTICOSEste Colégio possui um currículo diferenciado, várias ações puderam ser realizadas dentro de disciplinas Eletivas, componentes que os alunos podem escolher para fazer, aquilo que mais lhes chamou a atenção. Na disciplina eletiva ―Sabão Baum! Ensaboe-Se nessa ideia!, foi desenvolvida a ação de reaproveitamento de Óleos usados. Nesse caso, a coleta e destinação adequada dos óleos vegetais usados precisa acontecer junto à empresas do setor de alimentação. O passo a passo, para a produção de sabão, sabonetes e materiais de limpeza com os alunos é enviado de maneira impressa para ser realizado em casa, juntamente com seus familiares. Além disso, são distribuídos às famílias pedaços de sabão produzidos no próprio colégio. Retomando conceitos de higiene e limpeza, além da proposta de economia e reaproveitamento de materiais, para um melhor planejamento financeiro familiar e geração de renda. Para auxiliar nisso, é disponibilizado as receitas e os materiais necessários, permitindo-lhes visualizar processos físico químicos e repensar práticas de descarte e reaproveitamento de materiais adequadamente. Em 2022, o projeto tem continuidade com a eletiva “Cantinho das Poções”, ministrada pela Prof. Maristela Osciany, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental e Médio Integral.
RESPEITO E IGUALDADE DE GÊNERO E COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICANo Dia Internacional da Mulher, 8 de março ou em data próxima, é proposto uma ação de conscientização visando o respeito a igualdade de gênero. Geralmente, o Colégio sempre convida algum profissional para palestrar sobre o empoderamento feminino, identificação, enfrentamento do preconceito e violência doméstica. A partir da orientação, os estudantes conjuntamente debatem a temática. Dessa iniciativa, em 2021, inclusive foi desenvolvida a disciplina eletiva “Luz, câmera e Justiça em Ação”, sob coordenação da Professora Aniele Cruz. A eletiva visava debater o abuso e a violência contra a mulher, feminicídio, práticas preconceituosas e de desrespeito as Direitos Humanos, em parceria com diversas entidades de Laranjeiras do Sul. Na disciplina de Projeto de Vida, visando melhorar a autoestima e estimular práticas adequadas de autovalorização e cuidado com o corpo (higiene e limpeza dos alunos), em especial das meninas, a professora produz cartazes e coleta de materiais para uso pessoal para os banheiros femininos; além disso, recentemente foram instalados os espelhos e cartazes motivacionais nos banheiros. As estudantes do colégio, ainda em 2021 e por iniciativa delas, amparadas nos marcos norteadores do PPP, desenvolver e organizar Clubes de Protagonismo no Colégio, visando discutir a importância dos cuidados com o corpo, qualidade de vida e dicas de embelezamento. HORTA INTERNA DO COLÉGIO E HORTA COMUNITÁRIAOportunizamos sempre em nosso colégio, uma disciplina eletiva relacionada com horta, em 2022 a eletiva será “Cantinho das Poções”. O objetivo é aliar a Construção de horta coletiva, revitalizando um espaço que a instituição já tinha disponível. Organizando o plantio com diversas hortaliças, temperos e plantas medicinais. Além de trabalhar o cultivo das hortaliças revertendo e complementando a alimentação escolar, a grande novidade a ser implementada é a fabricação de sabonetes, óleos e essências aromáticas a partir de plantas que serão cultivadas no colégio, ampliando possibilidades de trabalho pedagógico e demonstrando aos estudantes, que essas ações que podem ser replicadas na sua residência e que podem, inclusive, complementar financeiramente o orçamento doméstico. Diversas práticas são realizadas na escola e impacta na comunidade. Diversos alunos relatam que plantam as hortaliças em suas próprias casas, partindo do conhecimento aprendido na Escola. Por exemplo, em 2020, com atividades sendo realizadas via remota e de forma impressa, distribuiu-se sementes e um manual de orientações básicas para a produção e cultivo de hortaliças, para que os alunos pudessem replicar para suas famílias as propostas da disciplina, e alguns alunos socializaram o resultado do plantio das sementes nas suas respectivas hortas domiciliares. Trabalhamos também para aprimorar o encanamento e as maneiras de irrigação do dos canteiros: Diversas técnicas de irrigação foram implementadas: irrigação com irrigador, gotejamento e aspersão. O objetivo é sempre aliar eficiência e uso racional da água. Próximo passo é implementar a construção de cisternas no pátio escolar. Outra frente de ação relacionada ao projeto, implementada desde 2021, é o Projeto ― Horta urbana, em parceria com a Unicentro e a UFFS, para que alimentos ali produzidos sejam revertidos à alimentação escolar. Como parte da replicabilidade do projeto, os alunos são incentivados a produzirem em suas residências as hortas, apresentando os resultados obtidos e o envolvimento familiar. É como um grande laboratório a céu aberto, trabalha-se em uma grande horta urbana, solidária e comunitária em um terreno baldio ao lado do colégio de forma que todos os familiares e comunidade possam colaborar no plantio, cuidado e possível colheita das hortaliças. Isso em parceria com universidades UFFS e UNICENTRO que cederam o espaço e futuramente, possam vir a colaborar mais com apoio técnico e serviços de manutenção. TRILHANDO SAÚDEVisando apoiar o Programa de Saúde Escolar (PSE) desenvolvido a nível nacional, o Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho desenvolve o projeto “Trilhando Saúde”. A ação envolve a busca de parcerias com médicos especialistas, enfermeiros(as), agentes comunitários de saúde, profissionais das academias, educadores físicos, psicólogos e demais profissionais da saúde de diversas entidades e organizações da sociedade civil, a fim de promover palestras, campanhas educativas midiáticas e eventos, tais como, o “Desafio Trilhando Saúde” realizado em 2021, com objetivo de mobilizar a comunidade, principalmente estudantes e pais, convidando-os a realizarem uma caminhada até o lago municipal I e participar de atividades físicas com diversos convidados, esportivas e lazer visando mobilização de toda a comunidade. As campanhas são divulgadas através de palestras na instituição de ensino, redes sociais do colégio e através do Programa #ComunicaMarcondes transmitido no Canal oficial do Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho, no YouTube (endereço: https://www.youtube.com/ColégioEstadualJoséMarcondesSobrinho ). MÍDIAS E COMUNICAÇÃOEntre as ações desenvolvidas no âmbito da disciplina eletiva de Mídias e Comunicação, estão previstos o desenvolvimento de importantes projetos que além de dar visibilidade a tudo que é produzido no colégio, aproxima a comunidade escolar da instituição de ensino, legitimando o sentimento de pertencimento e identidade. Entre os ações previstas na disciplina de mídias e comunicação, destacam-se os seguintes programas midiáticos de integração comunidade-escola:
#COMUNICAMARCONDESEste projeto tem como produto principal material audiovisual desenvolvido no âmbito da disciplina eletiva de mídias e comunicação, que acompanha e apresenta para a comunidade escolar e externa, todo o trabalho que estava sendo realizado pelo colégio. As imagens, vídeos, textos produzidos são fruto do trabalho com alunos, professores e equipe pedagógica. Além de aprender a registrar e comunicar, os alunos podem refletir sobre a função dos meios de comunicação na sociedade e a adequada apresentação dos fatos e acontecimentos. Desta forma, os alunos podem ter contato com as diferentes práticas comunicacionais, percebidas dentro das disciplinas de Física e Português, uma aproximação que aparentemente não-convencional, mas que se mostrou muito produtiva em 2020 e que tem continuidade em 2021. Experimentam as práticas dos meios de comunicação alternativos como o uso de blogs, redes sociais e mídias tradicionais como jornais impressos regionais. Deste trabalho resultou o programa de variedades #Comunica Marcondes que passou a ser veiculado no canal do YouTube criado para o colégio. Nele são veiculados inúmeros quadros que como princípio básico incentivam a leitura, escrita, oralidade, a música (é o caso do quadro ― Momento Cultural), as artes em geral, ciências, as atividades físicas, enfim as múltiplas dimensões de conhecimento. Participam do programa professores do colégio ou de outras instituições de ensino, profissionais da saúde (quadro ―trilhando saúde), escritores (coluna ―entre nós), etc. Além de, valorizar as atividades de destaque produzidas pelos estudantes nas diversas disciplinas da grade curricular (quadro “Atividade Nota Mil”), apresenta um resumo dos acontecimentos escolares (quadro ―Giro de informações). Com isso, a página do Facebook e Instagram do colégio ganhou um reforço, pois o programa é apresentado simultaneamente nas duas redes, ganhando em interação e engajamento da comunidade. Materiais e campanhas são produzidas para manter a comunidade toda muito bem-informada. DROPS MARCONDESNa esteira do #ComunicaMarcondes, em 2021, foi implementado o Projeto “Drops Marcondes”. É um projeto que visa aproximar a Escola da Comunidade, com exibição de um programa semanal de rádio onde a gravação, roteiro e apresentação fica a cargo dos estudantes do Colégio, que exercitam seu protagonismo. O projeto é desenvolvido no âmbito do Ensino Médio Integral, sob orientação e dos docentes de Língua Portuguesa e da disciplina eletiva de “Mídias e Comunicação.” O programa é fruto de uma parceria da Instituição com a emissora de rádio comunitária situada no Bairro São Francisco, município de Laranjeiras do Sul, bem pertinho do colégio. O programa de rádio do colégio tem entre 3 e 5 minutos de duração, transmitido toda quinta-feira, às 11h30, através da sintonia 87,9 MHz no rádio. É possível acompanhar a atração, através do site da emissora comunitária: http://www.radiosaofranciscofm.net.br/ ou ainda, nas redes sociais oficiais do Colégio. O Drops Marcondes informa a comunidade sobre as ações, projetos, ações e programas desenvolvidos na Instituição, e os estudantes desenvolvem habilidades e competências relacionadas a pesquisa, escrita e interpretação de texto e comunicação. EVENTOS DA INSTITUIÇÃO
CAMINHADA ECOLÓGICAProjeto desenvolvido periodicamente pelo Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho e alia a importância da atividade física para saúde e conscientização sobre a preservação do Meio-ambiente. Além da caminhada ecológica em si, o momento que a antecede, traz à tona a reflexão, debate e realização de diversos assuntos relacionados a ataques à preservação da natureza: queimadas, desmatamento, poluição, e, a importância das atividades físicas para manutenção da saúde. É um momento de conscientização: de valorização do espaço em que vivemos, de apreciar o mundo ao redor, de visualizar os problemas naturais e também sociais e além disso, de prática esportiva saudável, uma caminhada, para ativar corpo e mente. Em 2022, a caminhada ecológica será realizada no dia 3 de junho, segunda-feira, data próxima ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho. É uma caminhada colaborativa, envolve o esforço de cada um que integra grande caminhada Marcondes, em prol de uma vida saudável e de preservação da natureza.
DIA "D" CONTRA A DENGUE No dia “D” de ação contra a Dengue, são realizadas várias ações na escola, entre elas: palestras, orientações dos professores em sala de aula, armadilhas para capturas os mosquitos e um mutirão de limpeza ao redor do colégio, a fim de eliminar possíveis pontos de acúmulo de água que poderia ser propício ao mosquito da dengue. Trabalho este realizado anualmente.
SOL MARCONDES - OLIMPÍADAS SOLIDÁRIAS MARCONDESO Colégio Estadual José Marcondes Sobrinho a partir do mês de julho de 2021, passou a realizar com todas as suas turmas do período Integral e Noturno sua “Sol Marcondes: Olimpíadas e Paraolimpíadas Solidárias”. A ação visa desenvolver o espírito protagonista em nossos educandos, proporcionando que se tornem pessoas autônomas, solidárias e competentes. Temos durante o período da campanha, diversas competições entre os alunos das diferentes turmas – arrecadação de agasalhos, lacres de latinhas, blisters, latinhas de alumínio, além dos conteúdos educacionais e culturais das disciplinas escolares. Os vencedores recebem premiação em categoriais individuais e coletivas, com brindes advindos de entidades parceiras da Instituição.
EDUCARNAVALAtividade realizada próxima ao Carnaval. O projeto visa estimular a pesquisa, a arte e o desenvolvimento da coordenação motora, socioemocional e entendimento histórico e cultural sobre a manifestação do carnaval em diversos países. O Projeto envolve todos os componentes curriculares da Base Nacional Comum (BNC) e componentes complementares da Parte diversificada, especialmente as disciplinas de Arte, Educação Física, História e Vivência Corporal.
MOSTRA MARCONDES DE CONHECIMENTOEvento que envolve a socialização de atividades, projetos e ações desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo, em todas as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum, Parte Flexível Obrigatória e Itinerários formativos. Toda a comunidade é convidada para participar e acompanhar as apresentações, inclusive estudantes e professores(as) de outras instituições de ensino da rede estadual, particular, municipal e federal. FEIRÃO E CULMINÂNCIA DAS ELETIVASNo âmbito da Educação Integral são ofertadas disciplinas eletivas aos estudantes. Como o próprio nome diz, são disciplinas que o estudante escolhe de acordo com a sua afinidade e Projeto de Vida. Os docentes responsáveis pelos componentes eletivos e os Coordenadores de Área organizam o evento, visando subsidiar a escolha dos estudantes é realizado o Feirão das Eletivas, a fim de divulgar as opções de disciplinas eletivas que os estudantes têm como opção. Ao término do período de curso é realizado pelo docente e estudantes inscritos e concluintes de cada eletiva a culminância das eletivas, momento de socializar todas as atividades e ações que foram implementadas na disciplina. VISITAS MONITORADASA educação integral pode e deve ampliar os horizontes dos estudantes. Para que isso também ocorra para além dos muros do colégio, a instituição oferece um programa de visitação a universidades articulados à disciplinas de pós médio e projeto de vida, permitindo que os educandos visualizem na prática seus projetos acontecendo, de forma que conseguem articular planejamentos, anseios e objetivos para a vida além da escola. As visitas contemplam ainda a relação com as disciplinas da Base Nacional Comum articulando o conhecimento científico e as vivências da comunidade escolar. |