Quantidade de Páginas visitadas

        FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA

 

 


A aprendizagem, principal função social da escola na perspectiva da construção da cidadania, envolve a obtenção de um conjunto de informações, habilidades e valores, todos socialmente relevantes, que acontecem na ação educativa desenvolvida no interior da escola.

Evidencia-se que de forma complementar à importante atuação do professor em sala de aula, ocorrem processos educativos nos demais ambientes da escola. Tais processos de interação e vivência coletiva cotidiana colocam em cena os trabalhadores em educação não-docentes que atuam nos estabelecimentos de ensino: os funcionários de escola.

Hoje, com os avanços da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, independentemente da função que exerçam. 

Assim, bibliotecários precisam ajudar na construção do hábito da leitura e da educação literária, secretários devem colaborar com o processo avaliativo do ensino e da aprendizagem, merendeiras precisam cuidar da educação alimentar, zeladoras necessitam indicar meio de racionalização de custos e cuidados com o ambiente.

A competência profissional justifica a ação do funcionário de escola, conferindo-lhe identidade com a atividade que realiza e a dignidade da profissão, estabelecendo, entre outras atribuições, sua participação na elaboração da proposta pedagógica, na preparação e na avaliação do trabalho educativo.

A escola, sem funcionários, não existiria.

Fazem parte do corpo funcional do Colégio José Marcondes:

AGENTE EDUCACIONAL I

CLEONI CIRENE LOPES DA ROSA

ont>

MARIANE CRISTINA LANGE

                   SANDRA SALETE DE SOUZA

SOLANGE APARECIDA RODRIGUES

AGENTE EDUCACIONAL II

ANTONIA BENIRA RIBEIRO

GLEICE BORCATH DOS SANTOS
                               
                 JESSICA DE PAULA BUENO
                    MARIELI OLECK STORKI DO PRADO

RODINALDO DA COSTA FREIRE

LUIZ CARLOS GOMES FERREIRA


As atribuições dos funcionários da escola encontram-se descritos no Regimento Escolar.










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito