A aprendizagem, principal função social da escola na perspectiva da construção da cidadania, envolve a obtenção de um conjunto de informações, habilidades e valores, todos socialmente relevantes, que acontecem na ação educativa desenvolvida no interior da escola. Evidencia-se que de forma complementar à importante atuação do professor em sala de aula, ocorrem processos educativos nos demais ambientes da escola. Tais processos de interação e vivência coletiva cotidiana colocam em cena os trabalhadores em educação não-docentes que atuam nos estabelecimentos de ensino: os funcionários de escola. Hoje, com os avanços da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, independentemente da função que exerçam. Assim, bibliotecários precisam ajudar na construção do hábito da leitura e da educação literária, secretários devem colaborar com o processo avaliativo do ensino e da aprendizagem, merendeiras precisam cuidar da educação alimentar, zeladoras necessitam indicar meio de racionalização de custos e cuidados com o ambiente. A competência profissional justifica a ação do funcionário de escola, conferindo-lhe identidade com a atividade que realiza e a dignidade da profissão, estabelecendo, entre outras atribuições, sua participação na elaboração da proposta pedagógica, na preparação e na avaliação do trabalho educativo. A escola, sem funcionários, não existiria. Fazem parte do corpo funcional do Colégio José Marcondes: AGENTE EDUCACIONAL I
CLEONI CIRENE LOPES DA ROSA ont> MARIANE CRISTINA LANGE SOLANGE APARECIDA RODRIGUES
AGENTE EDUCACIONAL II
ANTONIA BENIRA RIBEIRO JESSICA DE PAULA BUENO MARIELI OLECK STORKI DO PRADO RODINALDO DA COSTA FREIRE LUIZ CARLOS GOMES FERREIRA As atribuições dos funcionários da escola encontram-se descritos no Regimento Escolar. |