Experiência e Conhecimento Divididos

Data 9/11/2011 11:10:00 | Assunto: Assunto


A lei 10.639, de 09/01/03, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.




O Colégio E. José Marcondes Sobrinho está realizando várias atividades alusivas a esta data, sob a responsabilidade da Equipe Multidisciplinar, coordenada pela Pedagoga Eliete Zuchinali. Neste contexto, estiveram presentes no dia 08/11 os irmãos Miguel e Ademir Severino Alves, relatando a experiência de trabalho em Moçambique, país Africano que naquele período (1991-1992) enfrentava a Guerra Civil. A ocasião serviu para socializarem com os educandos e professores presentes algumas imagens e conhecimentos adquiridos na convivência com o povo africano.


Este momento favoreceu a comparação entre a teoria, vista nos conteúdos curriculares, com situações reais, muito bem relatadas, com ricos detalhes e certa dose de emoção.


Isso nos trouxe a memória a importância que a raça negra tem na formação cultural do povo brasileiro. Destacamos sua influenciando na dança, na música, na culinária, na religião, no idioma, entre tantas outras.


Enfim, a didática utilizada pelos irmãos foi admirável e reconhecida pelos presentes, pois “a experiência não é o que acontece a um homem, é o que um homem faz com o que lhe acontece” (Thomas Huxley )





Está notícia foi publicada no C.E. JOSÉ MARCONDES SOBRINHO - E. F. M.
http://www.ljsjosemarcondes.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.ljsjosemarcondes.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=23