PROJETO COMUNICA NA ESCOLA – UMA PARCERIA ENTRE UFFS E COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ MARCONDES SOBRINHO

Data 8/4/2011 13:50:00 | Assunto: Assunto



A união de esforços em prol da qualidade da educação é uma ferramenta essencial para as grandes transformações da sociedade. O projeto Comunica na Escola, promovido pela UFFS, campus de Laranjeiras do Sul, tendo como parceiro o C. E. José Marcondes Sobrinho é uma oportunidade tanto aos estudantes universitários quanto aos da educação básica desenvolverem habilidades e competências para a produção textual.

Equipe da UFFS e do C. José Marcondes em recente reunião



A união de esforços em prol da qualidade da educação é uma ferramenta essencial para as grandes transformações da sociedade. O projeto Comunica na Escola, promovido pela UFFS, campus de Laranjeiras do Sul, tendo como parceiro o C. E. José Marcondes Sobrinho é uma oportunidade tanto aos estudantes universitários quanto da educação básica desenvolverem habilidades e competências para a produção textual.

Este projeto, coordenado pela Profª Marcela Langa, do campus de Laranjeiras do Sul, teve como ponto de partida o Projeto Comunica, idealizado pelo Prof. Dr. Dilvo Ristoff, e se trata de um laboratório de produção textual organizado e orientado por professores da área de Letras da UFFS em seus cinco campi: Cerro Largo-RS, Chapecó-SC, Erechim-RS, Realeza-PR e Laranjeiras do Sul. Tal Projeto ferece aos acadêmicos dessa instituição a possibilidade de desenvolverem suas habilidades de produção textual, além de contribuir para o registro da vida institucional da UFFS.

Neste contexto, também surgiu a ideia de implantação do projeto-piloto - o Comunica na Escola -, tendo por finalidade aproximar práticas do ambiente universitário às práticas da educação básica e assim fortalecer as relações sociais e as práticas do uso da escrita nos dois níveis escolares.

Para isto, serão criados blogs direcionados às especificidades das atividades de cada grupo escolar. Também serão ministrados cursos, palestras e oficinas com o propósito de harmonizar as produções textuais quanto à temática, ao estilo, ao nível de formalidade dos textos, ao grau de correção gramatical, entre outros. Deste modo, espera-se induzir o gosto pela leitura e escrita nos alunos do Ensino Médio e o intuito de ingressar na UFFS.

Assim, os alunos do Ensino Médio do C.E. José Marcondes Sobrinho integrarão a equipe Comunica UFFS para também registrarem suas atividades, a exemplo de como a equipe universitária vem trabalhando.



Está notícia foi publicada no C.E. JOSÉ MARCONDES SOBRINHO - E. F. M.
http://www.ljsjosemarcondes.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.ljsjosemarcondes.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=22